Sem sugestões de pesquisa. Aperte TAB para acessar os mais buscados

A importância de separar as contas pessoais das do seu negócio

4/03/2022 - 8 min de leitura


Fundo laranja com o modelo atual de notebook  e fundo azul com uma maquina de escrever  Fundo laranja com o modelo atual de notebook  e fundo azul com uma maquina de escrever

Mulher em um balcao fazendo contas com uma calculadora e papel na mao mobile

Saber como fazer marketing digital não precisa ter mais mistério. Você chegou no texto que explica o passo a passo.

Cada um pode alcançar boas práticas neste sentido apostando em estratégias que combinam com o seu negócio, estudando as ferramentas mais próximas do seu público e, assim, conquistar resultados esperados.

Convidamos o superintendente de canais digitais do Itaú Unibanco, Walter Savaglia Neto, e o head de Growth Marketing no Itaú Unibanco, Robson Harada (@robsonrak) , para oferecerem boas dicas para pequenas e médias empresas sobre como fazer marketing digital. Acompanhe!

Quando investir em marketing digital?

O marketing digital não é apenas aquele feito nas redes sociais! Além das redes sociais, é possível fazer marketing digital com um site, um marketplace, uma estratégia em divulgações em outros sites.

Você pode ter um blog, um canal de youtube, uma loja virtual, um perfil de instagram etc, mas quando começar? Os especialistas concordam que não existe uma regra. O momento ideal depende das necessidades e da abrangência do seu negócio. Mas a recomendação é: não fique de fora, ainda que você seja uma empresa muito pequena. 

Uma dica do head de Growth Marketing é entender, primeiro, o ritmo de produção e de operação da sua empresa. A partir disso, é possível começar a construir páginas nas redes sociais e aprender a dinâmica de espaços como o Facebook e o Instagram. 

Porém, entenda que, para divulgar o serviço você deve se preparar para conseguir entregar e responder as dúvidas para seu público. Assim, a partir disso, vale começar a planejar os próximos passos, como a realização de anúncios para promover o seu negócio.

Além disso, é interessante ter em mente que não é necessário criar estratégias muito complexas para fazer com que a sua empresa se destaque no mercado. Na maioria das vezes, técnicas simples, mas que estejam de acordo com os objetivos do empreendimento, são suficientes para causar engajamento. Um exemplo: divulgar uma promoção, tirar a taxa de entrega ou oferecer um brinde na primeira compra!

Por que investir em marketing digital em uma pequena empresa?

Se você ainda se pergunta se o marketing digital é realmente importante para pequenos negócios, a resposta é sim. Isso porque o mundo está cada vez mais conectado e acompanhar a tendência de digitalização traz benefícios para empresas dos mais variados ramos e portes.

“O small business foi o que tirou os EUA da crise em 2008. São esses que ajudam a manter a economia de uma forma sustentável e rodando na microrregião”, ressalta Savaglia, superintendente do Itaú Unibanco.

Ele ainda levanta um ponto importante: não é apenas o marketing digital que é relevante. A ideia é estar cada vez mais perto dos clientes. Desse modo, é preciso desenvolver estratégias para o ambiente on-line e off-line.

Harada também destaca que "investir em publicidade dentro das suas possibilidades é também um trabalho de tentativa e erro. Poder ofertar alguma coisa para a pessoa, como um voucher ou um brinde, faz toda a diferença, junto do bom atendimento. E aí não precisa mais investir tanto para atrair aquela pessoa”.

Ou seja, quando você aposta em estratégias que são atraentes para o seu público, é bem mais fácil fidelizá-lo. Assim, é possível construir uma base de clientes sólida, promovendo um desenvolvimento mais sustentável do negócio.

E para caprichar no marketing digital, o offline também tem que estar bem alinhado. Sempre vale investir no atendimento, na logística e na comunicação com os clientes. Assim, quanto mais o público associa a sua marca com serviços de qualidade, maiores são as chances de se tornar a preferência dentro do nicho em que atua.

Por onde começar a fazer marketing digital?

Robson e o Walter concordam que o primeiro passo para fazer marketing digital é investir em conhecimento sobre as plataformas. “Eu começaria consumindo conteúdo de empresas que historicamente já fazem um trabalho de suporte para pequenos e médios empreendedores”. 

Para isso, ele recomenda treinamentos previstos pelos principais fornecedores de canais que o público empreendedor mais utiliza: facebook e google.

Além disso, separamos algumas dicas para a sua empresa integrar o mundo do marketing digital. 

Estude o seu público

Comece entendendo como são os hábitos de consumo de quem consome seus produtos (ou de quem você gostaria que consumisse). Anote as preferências, presença na internet, entre outros pontos.

Outra dica curiosa é entender como empresas concorrentes estão fazendo seu marketing digital. Observe se o público é realmente semelhante ao que você quer atingir e veja como ele reage às iniciativas das outras empresas. Isso vai passar dados importantes para você se inspirar (inspirar, não copiar!) no que fazer e até no que não fazer!

“Como todo bom empreendedor, você precisa ser um autodidata. Ser curioso e determinado”, diz Savaglia sobre quem busca entender como ser faz marketing digital.

Prepare as páginas sociais da sua empresa

Ao conhecer melhor o seu público, você consegue entender em quais redes sociais vale mais estar presente. Assim, é possível dar sequência ao plano de negócio e criar um perfil ou perfis nas plataformas de maior impacto para os seus clientes.

Tente visualizar as redes sociais como canais de comunicação com o público. Esse é o ambiente em que será possível apresentar:

Ou seja, você pode considerar tudo o que for relevante para gerar uma aproximação verdadeira com o cliente.

É a partir disso que você vai entender cada vez mais o que faz com que os seus seguidores engajem mais nas publicações. Além disso, é sempre importante ficar de olho nos comentários e acompanhar os resultados de cada estratégia aplicada (as próprias plataformas mostram esses indicadores). E, claro, sempre oferecer um conteúdo relevante, algo que acrescente para quem passa pela sua página ou perfil.

Dar atenção às práticas que ajudam a atrair os clientes e a fidelizá-los, como fazer marketing digital, é uma ótima estratégia. Com isso, é possível ver as vendas subirem e ainda conquistar um público que tem tudo a ver com a proposta da sua PJ.

Contar com o marketing digital é uma maneira de deixar o seu negócio mais competitivo no mercado. Aproveite para também investir em sustentabilidade, que isso gera muito engajamento! Nos vemos no próximo texto.!