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4/05/2021 - 5 min de leitura
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Sabemos que os últimos meses foram de mudanças repentinas. A sensação de que não estávamos preparados para tantos acontecimentos foi geral. E, sem querer começamos a nos perguntar se essas mudanças seriam passageiras ou se chegaram para ficar, o tal do “novo normal”.. A realidade tem nos indicado alguns passos!
Uma pesquisa recente do Sebrae apontou que 70% dos pequenos negócios brasileiros passaram a digitalizar os seus serviços durante a pandemia. Muita gente sentiu essa necessidade e correu atrás de soluções que tornassem viável o caminhar de um negócio mesmo com a porta dos estabelecimentos fechadas e ser atender presencialmente seus clientes. A digitalização é um assunto que interessa tanto a quem já passou por ela, quanto a quem ainda vai passar! Isso pois, ela continua em constante evolução, novas ferramentas surgem, o comportamento do consumidor também evoluiu e é importante estar sempre atualizado.
De uma hora para a outra, as pequenas empresas começaram a ver com outros olhos a possibilidade de investir mais em tecnologia, segurança da informação, acesso rápido e seguro no home office e outras questões que pareciam não fazer parte do seu universo. Percebemos que a digitalização de empresas, ao contrário do que muitos pensavam, não é uma ferramenta apenas para os grandes, não se limita à tecnologia e nem precisa ser complicada. Você e eu sabemos que vai muito além disso.
Vamos entender mais a fundo o que isso quer dizer? Preparamos 4 tópicos que te ajudarão nessa jornada.
Gostamos de pensar que bons resultados chegam com boas adaptações. Ou seja, se os tempos estão mudando, a nossa mentalidade também precisa mudar! Focar na estratégia de inovação é um passo que a gente recomenda.
Parece distante? Talvez você pratique isso e nem perceba, por exemplo: quando seu filho, ainda pequeno, se recusa a tomar banho você acaba inventando uma história de que um amiguinho já está de banho tomado e perfumado, e isso atrai o seu filho para o banho. Aí está a inovação como estratégia para conquistar e oferecer o melhor. Nesse caso, uma inovação para agir e chegar no resultado esperado. No caso da visão estratégica do seu negócio, a inovação pode, também, chegar com a tecnologia.
Se nossa conversa se voltar apenas para a inovação tecnológica podemos destacar como utilizar a tecnologia para facilitar o seu dia a dia:
Quando e como consigo adaptar meu empreendimento ao digital?. Esse deve ser sempre seu foco de evolução. As soluções estão esperando pelo seu chamado!
E aí você se pergunta, “onde poderia inovar além disso? “A gente também tem umas dicas.
E lembre-se, você não está sozinho. Para se ter uma ideia do quanto as coisas se transformaram em 2020, um levantamento realizado pela KPMG observou que 71% dos negócios brasileiros precisaram agilizar estratégias para a transformação digital no novo normal. Não foram apenas as grandes empresas: as médias e pequenas também tiveram que se adaptar. Encontrar exemplos de outras empresas também pode ser um bom estímulo.
Canais de comunicação com os clientes também fazem parte dos processos de transformação digital. Com a urgência criada pelo fechamento físico do comércio e o receio da contaminação, as pessoas diminuíram as compras pelo meio físico. Enquanto isso, o mercado online cresceu. A primeira vez comprando digitalmente aconteceu para mais de sete milhões de brasileiros. O e-commerce no Brasil ostentou uma marca incrível em resultados! Os melhores dos últimos 20 anos, num faturamento de quase R$ 39 bilhões e mais de 90 milhões de pedidos de compras sendo realizados só no 1º semestre de 2020.
Sendo assim, ferramentas como aplicativo de mensagem instantânea, aplicativos e redes sociais se tornaram poderosos aliados na divulgação de produtos e serviços, levando as empresas a uma aproximação maior com os clientes e muita motivação para a compra online. As redes passaram a cumprir também a função de possibilitar um catálogo digital para produtos, agilizando assim as vendas.
Apostar em conteúdos relevantes e em anúncios pagos em algumas redes sociais pode ser uma estratégia excelente, se bem combinada com a sua capacidade de logística e de entrega. Vale fazer pequenos testes e avaliar na sua rotina o que tem entregado melhores resultados! E, para isso, atenção a este próximo passo.
Quem é seu cliente? Do que ele necessita? Por quê ele procuraria o seu negócio? E onde ele costuma adquirir os produtos? Saber responder a essas perguntas é o ponto inicial para planejar e aplicar estratégias de marketing e de vendas com um bom resultado.
Ao criar conteúdos em redes sociais, por exemplo, é preciso que você consiga gerar valor para o público — produtos e serviços também. Esse passo facilita até na identificação de fornecedores e parceiros de negócio que possam agilizar essa jornada.
Além disso, é necessário pensar na experiência do consumidor e também nas transformações do mercado (lembra do que comentamos no início do texto?). Com isso você vai interpretar as principais sensações e percepções que seu cliente tem em todos os contatos com a sua empresa. Seguir este cuidado é fundamental para que as vendas aconteçam de forma recorrente.
A transformação digital na pandemia levou muitos comerciantes a adotarem tecnologias “no susto”. Alguns foram pegos despreparados e não fizeram as decisões mais adequadas. Mudanças são fundamentais, mas elas tem um custo, por isso, fazer escolhas impactantes, sem antes estudar as consequências, pode colocar o negócio em apuros.
O fluxo de caixa é o instrumento que controla e informa as movimentações financeiras. Ainda que arriscar faça parte do empreendedorismo, é preciso olhar para a realidade, além de se planejar para todos os cenários. Ousar e ter a mente aberta para a transformação não significa agir por impulso.
Enfim, o futuro chegou e a digitalização de empresas já é realidade. Agora, a dúvida não é sobre fazer ou não fazer, mas, sim, quando e como implementar. Essas dicas do texto já são um ótimo começo! Por isso, aplique-as com atenção, combinado? Assim, você transforma o novo normal no seu grande diferencial!
E não deixe estas dicas paradas por aqui! Seus amigos podem se beneficiar também. Compartilhe o conteúdo em suas redes e volte sempre!
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