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Digitalização de empresas: transforme o novo normal em diferencial

4/05/2021 - 5 min de leitura


Fundo laranja com o modelo atual de notebook  e fundo azul com uma maquina de escrever  Fundo laranja com o modelo atual de notebook  e fundo azul com uma maquina de escrever

Digitalização de empresas: transforme o novo normal em diferencial

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Sabemos que os últimos meses foram de mudanças repentinas. A sensação de que não estávamos preparados para tantos acontecimentos foi geral. E, sem querer começamos a nos perguntar se essas mudanças seriam passageiras ou se chegaram para ficar, o tal do “novo normal”.. A realidade tem nos indicado alguns passos!

Uma pesquisa recente do Sebrae apontou que 70% dos pequenos negócios brasileiros passaram a digitalizar os seus serviços durante a pandemia. Muita gente sentiu essa necessidade e correu atrás de soluções que tornassem viável o caminhar de um negócio mesmo com a porta dos estabelecimentos fechadas e ser atender presencialmente seus clientes. A digitalização é um assunto que interessa tanto a quem já passou por ela, quanto a quem ainda vai passar! Isso pois, ela continua em constante evolução, novas ferramentas surgem, o comportamento do consumidor também evoluiu e é importante estar sempre atualizado.

De uma hora para a outra, as pequenas empresas começaram a ver com outros olhos a possibilidade de investir mais em tecnologia, segurança da informação, acesso rápido e seguro no home office e outras questões que pareciam não fazer parte do seu universo. Percebemos que a digitalização de empresas, ao contrário do que muitos pensavam, não é uma ferramenta apenas para os grandes, não se limita à tecnologia e nem precisa ser complicada. Você e eu sabemos que vai muito além disso.

Vamos entender mais a fundo o que isso quer dizer? Preparamos 4 tópicos que te ajudarão nessa jornada.

Inovação e digitalização como prioridade

Gostamos de pensar que bons resultados chegam com boas adaptações. Ou seja, se os tempos estão mudando, a nossa mentalidade também precisa mudar! Focar na estratégia de inovação é um passo que a gente recomenda.

Parece distante? Talvez você pratique isso e nem perceba, por exemplo: quando seu filho, ainda pequeno, se recusa a tomar banho você acaba inventando uma história de que um amiguinho já está de banho tomado e perfumado, e isso atrai o seu filho para o banho. Aí está a inovação como estratégia para conquistar e oferecer o melhor. Nesse caso, uma inovação para agir e chegar no resultado esperado. No caso da visão estratégica do seu negócio, a inovação pode, também, chegar com a tecnologia. 

Se nossa conversa se voltar apenas para a inovação tecnológica podemos destacar como utilizar a tecnologia para facilitar o seu dia a dia:

 

  • buscar ferramentas que automatizem o envio de alguns e-mails (inclusive como resposta automática para clientes)
  • adaptar a contabilidade também com opções que libertem o seu tempo para outras atividades (por exemplo, com o uso de aplicativos de gestão financeira)
  • criar soluções de cobrança (quando for o caso) que não gerem muito gasto de energia para você (por exemplo, uma chave pix ou link de pagamento, que facilite seus pagamentos e recebimentos de forma digital)
  • quando trabalhar à distância com mais pessoas, estabeleça um canal de comunicação que seja eficaz e centralize as conversas mais importantes por lá

Quando e como consigo adaptar meu empreendimento ao digital?. Esse deve ser sempre seu foco de evolução. As soluções estão esperando pelo seu chamado!

E aí você se pergunta, “onde poderia inovar além disso? “A gente também tem umas dicas.

  • novos formatos tecnológicos de captação de clientes. Se o distanciamento social parece atrapalhar, aproveite as redes sociais, por exemplo, para captar, entender seus concorrentes, enxergar inovações;
  • melhores formas de vendas. Dedique um tempo a fazer boas fotos dos produtos, lembrem-se de fazer descrições claras e objetivas e adaptar as melhores formas de pagamento.
  • incremente o seu atendimento. O tempo que você economiza nos itens acima, você inova com algo que personalize o seu serviço e produto, e acaba assim criando algo que o  diferencie no de mercado. É o jeito de tirar dúvidas do cliente, as facilidades que você oferece, a forma como você agradece e pratica o pós-venda. É tudo isso que conta!

E lembre-se, você não está sozinho. Para se ter uma ideia do quanto as coisas se transformaram em 2020, um levantamento realizado pela KPMG observou que 71% dos negócios brasileiros precisaram agilizar estratégias para a transformação digital no novo normal. Não foram apenas as grandes empresas: as médias e pequenas também tiveram que se adaptar. Encontrar exemplos de outras empresas também pode ser um bom estímulo. 

Novos canais e ferramentas são importantes

Canais de comunicação com os clientes também fazem parte dos processos de transformação digital. Com a urgência criada pelo fechamento físico do comércio e o receio da contaminação, as pessoas diminuíram as compras pelo meio físico. Enquanto isso, o mercado online cresceu. A primeira vez comprando digitalmente aconteceu para mais de sete milhões de brasileiros. O e-commerce no Brasil ostentou uma marca incrível em resultados! Os melhores dos últimos 20 anos, num faturamento de quase R$ 39 bilhões e mais de 90 milhões de pedidos de compras sendo realizados só no 1º semestre de 2020.

Sendo assim, ferramentas como aplicativo de mensagem instantânea, aplicativos e redes sociais se tornaram poderosos aliados na divulgação de produtos e serviços, levando as empresas a uma aproximação maior com os clientes e muita motivação para a compra online. As redes passaram a cumprir também a função de possibilitar um catálogo digital para produtos, agilizando assim as vendas.

Apostar em conteúdos relevantes e em anúncios pagos em algumas redes sociais pode ser uma estratégia excelente, se bem combinada com a sua capacidade de logística e de entrega. Vale fazer pequenos testes e avaliar na sua rotina o que tem entregado melhores resultados! E, para isso, atenção a este próximo passo.

A necessidade atual do seu cliente guia seu negócio

Quem é seu cliente? Do que ele necessita? Por quê ele procuraria o seu negócio? E onde ele costuma adquirir os produtos? Saber responder a essas perguntas é o ponto inicial para planejar e aplicar estratégias de marketing e de vendas com um bom resultado.

Ao criar conteúdos em redes sociais, por exemplo, é preciso que você consiga gerar valor para o público — produtos e serviços também. Esse passo facilita até na identificação de fornecedores e parceiros de negócio que possam agilizar essa jornada.

Além disso, é necessário pensar na experiência do consumidor e também nas transformações do mercado (lembra do que comentamos no início do texto?). Com isso você vai interpretar as principais sensações e percepções que seu cliente tem em todos os contatos com a sua empresa. Seguir este cuidado é fundamental para que as vendas aconteçam de forma recorrente.

O planejamento financeiro é indispensável

A transformação digital na pandemia levou muitos comerciantes a adotarem tecnologias “no susto”. Alguns foram pegos despreparados e não fizeram as decisões mais adequadas. Mudanças são fundamentais, mas elas tem um custo, por isso, fazer escolhas impactantes, sem antes estudar as consequências, pode colocar o negócio em apuros.

O fluxo de caixa é o instrumento que controla e informa as movimentações financeiras. Ainda que arriscar faça parte do empreendedorismo, é preciso olhar para a realidade, além de se planejar para todos os cenários. Ousar e ter a mente aberta para a transformação não significa agir por impulso.

Enfim, o futuro chegou e a digitalização de empresas já é realidade. Agora, a dúvida não é sobre fazer ou não fazer, mas, sim, quando e como implementar. Essas dicas do texto já são um ótimo começo! Por isso, aplique-as com atenção, combinado? Assim, você transforma o novo normal no seu grande diferencial!

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